6 de Fevereiro,
21:30
Local
rita silva
A jovem compositora e instrumentista tem sido uma das grandes revelações do panorama experimental português nos últimos tempos. Licenciada em composição electrónica e com estudos no prestigiado Institute Of Sonology nos Países Baixos, a artista destaca-se pela exploração de sintetizadores modulares onde tem criado o seu universo sonoro.
Já colaborou com diversos artistas, como o caso de Mbye Ebrima, João Mortágua, Angie Reed, Meta ou Joana de Sá. Estreou-se em nome próprio em 2021 com “Studies Vol. I” onde agrupou uma série de peças eletroacústicas ou programadas algoritmicamente que semearam o terreno da descoberta da artista. Com “The Inflationary Epoch”, editado em 2022, foi vindo a desenvolver uma prática ao vivo que empodera o significado da música improvisada, muito característica das próprias limitações do seu instrumento – que a artista argumenta serem na verdade a sua chave mestra para um som em constante transformação.
Entre 2023 e 2024, a artista fez parte do leque de artistas da conceituada rede internacional Shape+ e estreou o seu mais recente single “wytai” na compilação “Under The Radar” da revista britânica The Wire.
Com “Vultures In A Quantum Space”, que será editado no início deste ano, a compositora abre o caminho para a exploração de novos territórios, oferecendo o seu trabalho mais pessoal e introspectivo até ao momento, com a introdução da voz e da guitarra.